XI CED - Colóquio de Estudos Discursivos
DATA: 26 de abril de 2019
LOCAL: FCL/Assis
HORÁRIO: 08h-18h
PROGRAMAÇÃO
08h – 08h30: Credenciamento
08h30 - 09h: Abertura oficial
09h - 10h: Conferência 1 - Marxismo e Filosofia da Linguagem: síntese dialética, dialogismo e questões de tradução - Profa. Dra. Sheila Grillo (USP)
10h - 10h30: Intervalo
10h30 - 11h30: Conferência 2 - Marxismo e Filosofia da Linguagem e o contexto da sua criação - Profa. Dra. Ekaterina Volkova Américo (UFF)
11h30 - 14h: Intervalo
14h - 15h30: Círculo de conversa 1 - Questões sobre Marxismo e Filosofia da Linguagem
15h30 - 16h: Intervalo
16h - 17h30: Círculo de conversa 2 - Questões sobre Marxismo e Filosofia da Linguagem
17h30 - 18h: Atividade artístico-cultural
18h: Encerramento
MONITORIA
GED
COMISSÃO ORGANIZADORA
Ana Beatriz Maia Barissa
Fábio Augusto Alves de Oliveira
Giovana Cristina de Moura
José Antonio Rodrigues Luciano
Luciane de Paula
Maria da Penha Casado Alves
Natasha Ribeiro de Oliveira
Odilon Helou Fleury Curado
Patrícia Tersariol
REALIZAÇÃO
UNESP
GED - Grupo de Estudos Discursivos
Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS
O GED – Grupo de Estudos Discursivos, da UNESP de Assis propõe, em parceria com o Departamento de Linguística e com o Programa de Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras, o XI CED – Colóquio de Estudos Discursivos. A proposta se voltou a um dia de reflexão acerca da importância da obra Marxismo e Filosofia da Linguagem, de Volóchinov. Para isso, o evento contou com duas participantes convidadas (Profa. Dra. Sheila Grillo, da USP; e Profa. Dra. Ekaterina Volkova Américo, da UFF), tradutoras (russo – português) da obra, para, em conferência, no período da manhã tratarem da questão dos contextos russo e brasileiro, da recepção da obra no Brasil (a tradução francesa e a tradução russa) e das questões de tradução. À tarde, os participantes, junto com as pesquisadoras convidadas, a coordenadora do GED e os docentes que participarem do evento, debateram sobre noções teóricas e demais questões referentes à obra, pertinentes aos estudos bakhtinianos contemporâneos. A realização do XI CED – Colóquio de Estudos Discursivos se justifica pela necessidade de se refletir de maneira criteriosa acerca dos estudos da linguagem (em especial, a filosofia da linguagem e, dentro das teorias discursivas, a análise dialógica do discurso), como unidade de ensino-aprendizagem. A sua importância ocorre por estimular e colaborar com a atuação profissional de professores e pesquisadores da área de Letras, Linguística, Estudos da Linguagem e de áreas afins (como Educação, História, Psicologia, Ciências Sociais, Filosofia, entre outras). A ênfase do evento é dada à perspectiva bakhtiniana. O evento colaborará com a formação dos alunos do curso de graduação e de pós-graduação, bem como estimulará novas pesquisas e o fortalecimento de uma linha de pesquisa no Departamento, no curso de Letras e no ProfLetras, numa ação em rede que também se foca na perspectiva adotada pela UNESP.