top of page

Tatiele Novais Silva

Pesquisa Concluída

Unesp

Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pelo Programa de Pós Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Unesp Araraquara. Mestre pelo mesmo Programa. Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Unesp Assis. Membro do grupo de pesquisa GED (Unesp) desde 2011.

Principais projetos

As vozes sociais em Downton Abbey: um olhar sobre as mobilizações espaço temporais

As vozes sociais em Downton Abbey: um olhar sobre as mobilizações espaço temporais

SILVA, Tatiele Novais.

Pesquisa (Tese de Doutorado)

2018-2022

Esta pesquisa se volta ao estudo do enunciado Downton Abbey e tem como objetivo compreender a construção das vozes sociais que fazem parte da construção desse enunciado estético. A fundamentação teórica está calcada na filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin. As concepções de enunciado, cronotopo, ideologia, sujeito e vozes sociais são o aporte teórico que embasa as reflexões do corpus pesquisado. O trabalho, ao investigar as vozes sociais e as relações de alteridade presentes no discurso, visa contribuir com os estudos da linguagem e com as reflexões acerca da construção das vozes sociais e das hierarquias no ambiente de trabalho doméstico apresentado no enunciado. O trabalho busca investigar como se dá a construção e o embate de vozes sociais de diferentes grupos a partir das movimentações sociais, espaciais e temporais dos sujeitos no seriado. Para tanto, os sujeitos analisados na obra são: Tom Branson (o motorista); Charles Carson (o mordomo); Daisy Robinson (a ajudante da cozinheira); Sybil Crawley (a filha mais nova); Robert Crawley (o conde de Grantham); e Mary Crawley (a filha mais velha). Os sujeitos foram delimitados levando-se em consideração a posição social que eles ocupam no seriado, a sua classe e as suas movimentações no espaço. O estudo desenvolvido evidencia a existência de uma voz de dominação que se sobrepõe hierarquicamente sobre as outras, tendo em vista a mobilização espaço-temporal dos sujeitos e as relações entre os grupos na concretude do enunciado estético que, com seu acabamento, reflete e refrata a vida, de modo histórico e crítico.

As representações de Anna Kariênina no romance e no cinema: a construção dialógica de sujeitos em diferentes gêneros

As representações de Anna Kariênina no romance e no cinema: a construção dialógica de sujeitos em diferentes gêneros

SILVA, Tatiele Novais.

Pesquisa (Dissertação de Mestrado) - Apoio FAPESP

2015-2017

Esta pesquisa desenvolve estudo da questão dos valores ideológicos e como estes influenciam na construção estética e no estilo constituintes dos discursos que se manifestam por meio de diferentes gêneros. Para tanto, analisa-se o discurso romanesco Anna Kariênina (1873-1877), de Liev Tolstói, e o da obra fílmica Anna Karenina, de 2012, a partir da teoria da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin. O que norteia a reflexão deste estudo é a temática do adultério, uma vez que ele está presente nos dois textos que compõem o corpus da pesquisa. Esses enunciados, ao tratarem dessa temática, cada qual com sua forma e seu estilo, em sua arquitetônica, refletem e refratam relações sociais no grande tempo da história humana. A relevância desta pesquisa se justifica por tentar proporcionar um estudo reflexivo acerca da dialogicidade da linguagem (colocada de maneira interdiscursiva/intertextual), o que pode contribuir com os estudos contemporâneos do discurso e dos gêneros do discurso, especialmente ao se considerar a caracterização verbivocovisual, particularmente, do gênero fílmico.

A vaidade de Dorian Gray: análise dialógica entre gêneros  - o romance e o cinema no centro da cena

A vaidade de Dorian Gray: análise dialógica entre gêneros - o romance e o cinema no centro da cena

SILVA, Tatiele Novais.

Pesquisa (Iniciação Científica) - Apoio: FAPESP

2013-2014; 2014-2015

O presente projeto se propõe a estudar a questão dos valores ideológicos e como estes influenciam na estética dos discursos que se manifestam por meio de diferentes gêneros discursivos. Este projeto pretende analisar tanto o discurso romanesco de O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde; quanto de duas adaptações, de título homônimo, para cinema, da referida obra, sendo uma de 2009, de Oliver Parker; e outra de 1945, de Albert Lewin. O que norteia a reflexão é a temática da vaidade humana, central nos três textos que compõem o corpus da pesquisa. Por meio dela, é possível refletir acerca do quanto a linguagem é ideológica e, nas palavras do filósofo russo (Bakhtin), “reflete e refrata” valores sociais como representação figurativizada de maneira diferente em cada obra, decorrente, tanto do estilo de cada autor-criador quanto da diferença de tempo-espaço (cronotopo) de cada produção. A relevância deste projeto justifica-se por proporcionar um estudo reflexivo acerca da dialogicidade da linguagem que possa contribuir com os estudos contemporâneos do discurso e do gênero. A ideia central é refletir acerca de valores sociais coletivos e individuais por meio da análise dos elementos linguísticos e translinguísticos dos discursos elencados como corpus da pesquisa, fundamentados nas concepções de diálogo, discurso, sujeito, cronotopo, signo ideológico e gênero da filosofia dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin. Acredita-se que tal pesquisa possibilite maior compreensão acerca da forma de realização de atos discursivos estilísticos de cada obra e de suas relações dialógicas.

bottom of page