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Samuel Manzoni
Lattes

Samuel Manzoni

Aluno Pesquisador

Universidade de Zurique

Samuel Manzoni formou-se primeiro em DAMS, depois em Disciplinas de Música na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Bolonha, frequentando especificamente o Departamento de Música e Espetáculo. Na dissertação de mestrado, realizada sob orientação do prof. Maurizio Giani desenvolveu uma pesquisa monográfica sobre Ivan Ivanovič Sollertinskij em suas relações com Dmitrij Shostakovich, realizada graças a uma longa estadia em Moscou. Desde 2011 participou em múltiplas conferências nacionais e internacionais, incluindo Durham, Nova Orleães, Istambul, Budapeste, SIdM, Maggio Musicale Fiorentino, Manchester, Yerevan, Helsingør, Tbilisi, elaborando o pensamento crítico de Sollertinskij sobre o sinfonismo europeu e a interpretação musical das personagens shakespearianas. Atualmente é estudante de doutorado no Musikwissenschaftliches Institut da Universidade de Zurique.

Principais projetos

Sollertinskij, tra eredità e (ri)scoperta: Genesi e sviluppo del pensiero tripartitico e de-totalizzante

Sollertinskij, tra eredità e (ri)scoperta: Genesi e sviluppo del pensiero tripartitico e de-totalizzante

MANZONI, Samuel.

Pesquisa

2024-2025 (em andamento)

Il problema di quella che si potrebbe definire un’adeguata e necessaria riqualificazione storica relativa alla figura di Ivan Ivanovič Sollertinskij (1902-1944) si presenta tutt’oggi in quanto la musicologia contemporanea (Occidentale) ha deliberatamente evitato ogni indagine approfondita sull’attività critica nonché sul processo ideologico-cognitivo che ne ha contraddistinto l’opus creativo. La mancanza di fonti, le barriere linguistiche e la poca reperibilità dei testi hanno favorito una trasmissione parziale di questo importante lascito. La produzione saggistica come quella divulgativa è sublimata da analisi e riflessioni capaci di abbracciare quello che si potrebbe definire un processo sintattico del costrutto artistico-compositivo. Il presente progetto pone l’accento sulle influenze esercitate dall’asse Sollertinskij-Bachtin nelle opere del primo Shostakovich, dove la simbologia critico-letteraria ci permette di individuare modelli cognitivi-percettivi (Dostoevskij-Shakespeare) nonché elementi folkloristico-popolari (Rabelais) lontani dai preconcetti imposti dal realismo socialista. La scelta ricadrà su composizioni di Šostakovič hanno la tendenza ad oscillare con maggiore evidenza in territori extra-musicali promuovendo un linguaggio di chiara matrice bachtiniana. Si tratta di una “parabola compositiva”. Ci troviamo dinanzi ad un coinvolgimento interdisciplinare a favore di una intertestualità strutturale capace di mostrare sia i collegamenti musicali sia quelli extramusicali. Il processo tripartitico-detotalizzante, modello critico introdotto da Sollertinskij, si presenta come uno strumento analitico di assoluta rilevanza storiografica capace di ri-leggere sia l’intento compositivo sia l’ideale stilistico.

A linguagem do GED - Grupo de Estudos Discursivos: inovação e desenvolvimento tecnológico, divulgação e popularização da ciência

A linguagem do GED - Grupo de Estudos Discursivos: inovação e desenvolvimento tecnológico, divulgação e popularização da ciência

PAULA, Luciane de.

Inovação e desenvolvimento

2023-atual (em andamento)

Este projeto propõe congregar pesquisas individuais e estabelecer redes entre grupos, de modo institucional, em âmbito nacional e internacional, por meio do GED - Grupo de Estudos Discursivos; assim como pretende desenvolver estratégias discursivas de inovação e desenvolvimento tecnológicos, espaços de divulgação e popularização da ciência, tendo as redes sociais (Youtube, Instagram, Twitter, Facebook, Spotify, LinkedIn e TikTok) integradas no site do GED, com espaço para debate (em fóruns de discussão), organização de eventos, área de trabalho e divulgação de pesquisas e práticas de ensino e de extensão em desenvolvimento, com sugestões de produções e ações sociais. A construção de uma modalização do site do GED pretende servir como modo de ilustrar como capitanear engajamento sociocultural e educacional por meio de um centro de atividades de inovação de linguagens do fazer científico, em especial, discursivos. O objetivo central é socializar e construir saberes coletivamente, com ênfase em enunciados multimodais. Os intuitos específicos se voltam às produções de maneira mais acessível e horizontalizada e à conscientização da função primordial da Universidade: refletir sobre e contribuir com as necessidades sociais da comunidade, em âmbito global (com respeito às singularidades local, regional, estadual, nacional e internacional). A relevância diz respeito à e os resultados esperados pretendem integrar academia(s) e sociedade(s).

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