Doutoranda em Educação pela Unifesp, mestre em linguagens e letramentos pela UNESP/ ProfLetras, pós graduada em Ética, Valores e Cidadania pela USP, graduada em Letras pela UNESP. Desenvolveu uma pesquisa a respeito do uso do gênero discursivo fanfiction no ensino da escrita, a partir da qual realizou o projeto "Fanfiqueiros de papel", vencedor do prêmio Professor Transformador 2020. Foi vencedora nacional do 11º Prêmio Professores do Brasil, na categoria de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental, com o projeto "Minhas memórias: o embate de vozes na construção da identidade de alunos-sujeitos". Atualmente é coordenadora pedagógica no município de Praia Grande.
Principais projetos
Leituras e escrita em Língua Portuguesa: a fanfiction na sala de aula
ZANDONADI, Raquel Santos.
Pesquisa (Dissertação de Mestrado) - Apoio: CAPES
2017-2019
Como os jovens se tornam cada vez mais virtuais e leem e escrevem no ciberespaço, esse projeto visa colaborar para que as práticas de ensino não fiquem alheias à diversidade de linguagens e culturas do mundo tecnológico, e que se direcionem para pensar os gêneros como práticas sociais dentro desse universo jovem e digital, colaborando para que os alunos desenvolvam habilidades linguísticas e discursivas e que desenvolvam, como consequência, uma postura crítica e analítica diante dessa diversidade de textos que a internet oferece. Para isso, a presente pesquisa se centra no gênero fanfiction, a fim apresentá-lo como proposta de trabalho com a escrita nos anos finais do ensino fundamental. Também é objetivo refletir sobre a construção do gênero no ciberespaço, tomado como fenômeno cultural massivo transmidiático, ao considerar sua produção e recepção, bem como o envolvimento dos jovens nesse cenário de produção textual. A pesquisa se fundamenta nas noções de cultura participativa de Jenkins, e diálogo, enunciado, sujeito, vozes sociais e gênero discursivo, de Bakhtin. Concebemos o gênero como materialização de ideologias que reflete relações entre sujeitos, articulados sócio historicamente e em certa esfera de atividade. Por isso, ao propormos um trabalho de escrita em sala de aula, devemos pensar em formar usuários eficientes, que possam ser imersos em práticas letradas, e não aqueles que dominarão um código escrito ou que terão na memória apenas estruturas. Defendemos um trabalho de recepção e produção do gênero dentro de uma perspectiva bakhtiniana, associado ao contexto e aos sujeitos envolvidos na prática social.