Atualmente é supervisora pedagógica na empresa Sprache und Wissen. Foi professora substituta do Departamento de Linguística da UNESP de Araraquara durante o segundo semestre de 2019. Possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação da UNESP de Araraquara. Desenvolveu, sob a orientação de Luciane de Paula, a pesquisa: Canções cinematográficas: análise dialógica do filme musical Les Misérables com financiamento CNPq. Durante os meses de maio a agosto de 2017 efetuou estágio em Nova York (EUA) no Graduate Center da City University of New York, com bolsa Capes PDSE, sob a orientação de Peter Hitchcock. Concluiu o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP Araraquara com financiamento CNPq. É graduada em Letras (Licenciatura Plena em Línguas Portuguesa, Alemã, Inglesa e respectivas Literaturas) pela UNESP de Assis e Araraquara. Desenvolveu, durante a graduação, sob orientação de Luciane de Paula, com financiamento FAPESP, um projeto de pesquisa (nível de Iniciação Científica) intitulado Moça com Brinco de Pérola: diálogos possíveis. Já participou dos grupos de estudo SLOVO e GED e investigou o filme musical sob a ótica dos estudos do Círculo Bakhtin, Medveded, Volochinov.
Principais projetos
Canções cinematográficas: análise dialógica do filme musical Les Misérables
SERNI, Nicole Mioni.
Pesquisa de Doutorado
2014-2018
Esta pesquisa se propõe a analisar o filme musical Les Misérables (2012), de Tom Hooper, sob a ótica dos estudos do Círculo Bakhtin, Medvedev, Volochinov, tendo como objetivo refletir, por meio de uma análise dialógica, acerca da constituição da arquitetônica do filme musical como gênero discursivo, em sua forma, conteúdo, estilo, produção e circulação, conforme as ideias do Círculo. A partir de Lés Misérables este trabalho busca investigar a especificidade do gênero filme musical assim como analisar os diálogos entre o filme escolhido, a obra de Victor Hugo e a peça musical da Broadway. A canção, aqui também considerada como um gênero, é elemento constitutivo do filme escolhido e sua presença é de extrema importância na formação do musical, configurando-o como intergenérico.
O filme musical: uma análise dialógica de Across the Universe
SERNI, Nicole Mioni.
Projeto de Pesquisa de Mestrado
2012-2014
Ao considerar o cinema como um gênero fértil para o estudo de diálogos entre gêneros esta pesquisa reflete acerca do filme musical Across the Universe (2007), de Julie Taymor. O gênero cinema e o gênero canção encontram-se em constante diálogo no gênero filme, tipo musical, e especificamente, no corpus aqui trabalhado. As canções inseridas no filme são todas compostas pela banda britânica dos anos sessenta The Beatles. As relações dialógicas e as genericidades reconhecidas nesta pesquisa são trabalhadas sob a ótica dos estudos do Círculo de Bakhtin, Medvedev Volochinov e buscam analisar como o filme Across the Universe incorpora as canções de The Beatles e de que maneira o musical dialoga com a letra de cada canção e com cada situação em que são interpretadas no filme. No corpus desta pesquisa, os diálogos ocorrem, principalmente, entre a narrativa fílmica e as canções de The Beatles que a constituem, assim como a situação histórica vivida pela banda britânica dialoga com a época dos Estados Unidos retratada na obra: a contracultura dos anos 60/70. Ainda que, obviamente, existam outras relações no discurso em análise, deve-se levar em conta que é impossível esgotá-las, principalmente ao se considerar a concepção de diálogo do Círculo, adotada nesta pesquisa. Sob a abordagem dialógica do Círculo a análise do filme em questão possibilita reconhecer o gênero cinema como característico por ser composto por outros gêneros que a ele se incorporam, como em Across the Universe, em que gêneros como canção e dança são parte da construção do gênero filme e do tipo musical.
Moça com Brinco de Pérola: diálogos possíveis
SERNI, Nicole Mioni.
Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica
2011
Para fazer do filme uma ferramenta poderosa e capaz de enriquecer os processos de ensino-aprendizagem, em sala de aula e fora dela, a pesquisa é um item indispensável que deve permear os trabalhos desenvolvidos por todos os participantes da ação educativa: o pesquisador da academia, o professor que atua na sala de aula (seja do ensino fundamental, médio ou superior) e o aluno (independente do nível no qual este se encontra em sua formação). Ao pensar nesse desafio, o presente projeto propõe, a partir da concepção balizadora do Círculo Bakhtin, Medvedev, Volochinov (a dialogia), a refletir sobre o filme Moça com brinco de pérola (2003), de Peter Webber, com vistas a demonstrar que o gênero cinema, explorado em seus diálogos interdiscursivos e intertextuais, pode fazer parte do processo de ensino-aprendizagem de maneira eficaz, permitindo ao aluno exercitar sua cidadania de maneira consciente, por meio do exercício de análise e de capacidade crítica que o trabalho com o gênero proporciona. Desse modo, acredita-se que este projeto possa oferecer à instituição escola uma contribuição efetiva no que tange aos processos de letramento.