top of page

Lívia Maria Cavalcante Domingos

Aluna Pesquisadora

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Lívia Maria Cavalcante Domingos é aluna do Ensino Médio, estuda em uma escola pública de Assis e é bolsista de iniciação científica do Ensino Médio (PIBIC) desde 2022. Ela integra o GED - Grupo de Estudos Discursivos, da Unesp e também atua no projeto de extensão e no núcleo de ensino, ambos coordenados pela Profa. Luciane de Paula, com a finalidade, de forma interativa e interventiva, de estimular práticas letradas lúdicas ana escola.

Principais projetos

Na sala precisa de Harry Potter, um clube de leitura dialógica

Na sala precisa de Harry Potter, um clube de leitura dialógica

DOMINGOS, Lívia Maria Cavalcante; PAULA, Luciane de.

Pesquisa (Iniciação Científica) - Apoio: CNPq (PIBIC EM)

2022-2023

O projeto "Na Sala Precisa de Harry Potter: Um Clube de Leitura Dialógica" busca explorar a literatura e o seu potencial, estudando bases conceituais e metodológicas que fundamentam o clube de leitura. No relatório parcial da pesquisa, a visão de que a literatura pode ser uma ferramenta poderosa para a construção do pensamento crítico e o fortalecimento do senso de comunidade impera e estimula a continuar a implementação do clube na escola. No relatório final a pesquisa é detalhada, em especial, como foi elaborada a produção do podcast "PotterCast" e os eventos interativos realizados. Destacando análises críticas, entrevistas e debates, o relatório ressalta a importância de conceitos ficcionais no mundo atual. Ao explorar temas como ética, sociedade e identidade, o projeto não apenas aprofundou a compreensão dos fãs, como também evidencia o impacto significativo da literatura e suas interpretações.

Alohomora aos debates: além da folha de papel, a ponte entre a ficção e o mundo real

Alohomora aos debates: além da folha de papel, a ponte entre a ficção e o mundo real

DOMINGOS, Lívia Maria Cavalcante; PAULA, Luciane de.

Projeto PotterCast (integrante do projeto de IC desenvolvido)

2022-2023

Durante minha participação na iniciação científica, desenvolvi algumas atividades que ampliaram meu entendimento no campo da pesquisa. O foco principal do meu trabalho envolveu a criação do podcast "PotterCast", um projeto inovador que explorou debates acadêmicos e a conexão entre a ficção e o mundo real.

Todas as vidas importam: jogos multiletrados - transformação sociocultural sustentável

Todas as vidas importam: jogos multiletrados - transformação sociocultural sustentável

PAULA, Luciane de Paula.

Extensão

2023-2024 (em andamento)

Este projeto de extensão tem como objetivo propor e implementar atividades de leitura e produção de gêneros discursivos diversos na escola e fora dela, possibilitando uma formação multiletrada crítica. O público das ações socioculturais educativas transita entre o último ano do ensino fundamental II (9º ano) e o ensino médio (1º, 2º e 3º anos) e também se volta às associações e coletivos culturais e sociais. Os textos trabalhados, de diversas materialidades (canção, videoclipe, filme, série, pintura, HQ, jogos etc), tratarão de temas contemporâneos e contemplarão conteúdos de Linguagens e Artes, produzidos por autores-criadores negros, mulheres e da comunidade LGBTQIAP+. Interessa proporcionar, de forma dialógica, discussões acerca das desigualdades e da intersecção raça-gênero-classe na escola e na sociedade, a fim de refletir acerca da heterogeneidade das diversidades e proporcionar equidades. O projeto, experimental e interventivo, tem caráter extensionista, associado à pesquisa, ao ensino e à inovação. A proposta parte de uma escola pública da cidade de Assis, interior de São Paulo, para, a partir das vivências, desenvolver protótipos de ensino e jogos pedagógicos produzidos com material reciclado, que possam ser adaptados e aplicados em outras comunidades (locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais). Com isso, estimular a inclusão entre jovens, na escola, na comunidade e na universidade (graduação e pós-graduação); e visibilizar vozes e sujeitos excluídos (por preconceito e discriminação), ao potencializar seus saberes, assim como uma forma de sociabilidade de suas culturas, tramadas como formas de atuação – em consonância com os ODS 4, 5, 10,16 e 17, de maneira transversal.

bottom of page