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Jonathan Eliã de Almeida Nunes
ORCID

Jonathan Eliã de Almeida Nunes

Pesquisa Concluída

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Graduado em Letras com habilitação Português/Inglês pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis (FCLAs/UNESP), foi integrante do GED - Grupo de Estudos Discursivos, coordenado por Luciane de Paula. Desenvolveu uma pesquisa orientada pela Prof. Dra. Luciane de Paula intitulada: "A constituição dialógica de Frankenstein de Penny Dreadful: ressignificações da ambivalência humana em Penny Dreadful", financiada pela FAPESP (n 2017/27202-3). Foi professor de língua inglesa no programa UNATI - Universidade Aberta à Terceira Idade e também foi professor no programa institucional CLDP - Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores como professor de língua inglesa no nível básico I e Intermediário I. Mestre em Teoria Crítica Literária em Línguas Modernas com a dissertação intitulada "A Jornada do Vilão", sob coordenação do Prof. Dr. Aparecido Donizete Rossi. Integra o Grupo de Estudos Vertentes do Fantástico.

Principais projetos

A constituição dialógica de Frankeinstein: ressignificações da existência humana em Penny Dreadful

A constituição dialógica de Frankeinstein: ressignificações da existência humana em Penny Dreadful

NUNES, Jonathan Eliã de Almeida.

Pesquisa (Iniciação Científica) - Apoio: FAPESP

2017-2019

O projeto propõe analisar, fundamentados nos estudos da filosofia da linguagem bakhtiniana, a construção de imagens frankensteinianas (por meio do nascimento dos sujeitos Victor Frankenstein, Caliban - mais tarde auto proclamado como John Clare - Proteus e Lily na relação que possuem entre si) existentes na série Penny Dreadful (2014), em diálogo (intertexto e interdiscurso) com o romance Frankenstein (1818), de Mary Shelley. Para isto, serão mobilizados os conceitos de sujeito, ideologia e enunciado, postulados no interior do Círculo de Bakhtin, Medvedev e Volochinov. O objetivo é compreender como o sujeito é constituído por contrários contraditórios - bem e mal, morte e vida, luz e sombras - não de maneira dicotômica, mas ambivalente e, com isso, perceber o quão humano é cada Frankenstein e o quão frankensteiniano é o homem - essa é a relevância desta proposta de estudo. Nesse sentido, arte e vida se entrecruzam por meio dos valores que constituem os enunciados, de maneira refletida e refratada, sem finalização, mas com acabamento estético. A hipótese é a de que a interdiscursividade e a intertextualidade são os traços arquitetônicos composicionais autorais da série e que, por meio deles, a essência frankensteiniana humana contrária contraditória se constitua e explicite materialmente na linguagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. O método a ser utilizado é o que Volochínov denomina de sociológico, por cotejo, com etapas de descrição, análise e interpretação.

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