Galin TIHANOV é Professor George Steiner de Literatura Comparada na Queen Mary University of London, tendo ocupado anteriormente cargos de ensino na Universidade de Manchester (inclusive, é co-director fundador do Instituto de Pesquisa para Culturas Cosmopolitas da Universidade de Manchester) e professor visitante na Universidade de Yale, na Universidade de Pequim e na Escola Superior de Economia (Moscou), entre outras. É autor e (co)editor de dezesseis livros, tendo publicado amplamente em literatura comparada e história cultural, com foco em russo, alemão e história intelectual e literária do Centro e do Leste europeu. Atualmente, sua pesquisa está centrada em torno da literatura mundial, cosmopolitismo, transnacionalismo e exílio. Suas publicações recentes incluem The Birth and Death of Literary Theory: Regimes of Relevance in Russia and Beyond (Stanford University Press, 2019). Tihanov é Presidente Honorário do Comitê de Teoria Literária da ICLA, membro do Conselho Consultivo e do Comitê Executivo do Instituto de Literatura Mundial da Universidade de Harvard e foi eleito membro da Academia Europaea.
Principais projetos
A linguagem do GED - Grupo de Estudos Discursivos: inovação e desenvolvimento tecnológico, divulgação e popularização da ciência
PAULA, Luciane de.
Inovação e desenvolvimento
2023-atual (em andamento)
Este projeto propõe congregar pesquisas individuais e estabelecer redes entre grupos, de modo institucional, em âmbito nacional e internacional, por meio do GED - Grupo de Estudos Discursivos; assim como pretende desenvolver estratégias discursivas de inovação e desenvolvimento tecnológicos, espaços de divulgação e popularização da ciência, tendo as redes sociais (Youtube, Instagram, Twitter, Facebook, Spotify, LinkedIn e TikTok) integradas no site do GED, com espaço para debate (em fóruns de discussão), organização de eventos, área de trabalho e divulgação de pesquisas e práticas de ensino e de extensão em desenvolvimento, com sugestões de produções e ações sociais. A construção de uma modalização do site do GED pretende servir como modo de ilustrar como capitanear engajamento sociocultural e educacional por meio de um centro de atividades de inovação de linguagens do fazer científico, em especial, discursivos. O objetivo central é socializar e construir saberes coletivamente, com ênfase em enunciados multimodais. Os intuitos específicos se voltam às produções de maneira mais acessível e horizontalizada e à conscientização da função primordial da Universidade: refletir sobre e contribuir com as necessidades sociais da comunidade, em âmbito global (com respeito às singularidades local, regional, estadual, nacional e internacional). A relevância diz respeito à e os resultados esperados pretendem integrar academia(s) e sociedade(s).