top of page

Fábio Augusto Alves de Oliveira

Pesquisa Concluída

Professor de língua portuguesa na rede estadual de São Paulo. Mestre (2023) em linguística e língua portuguesa pela UNESP/FCL/Araraquara e graduado (2017-2021) em Letras pela UNESP/FCL/Assis. Atuou (2019) como professor voluntário de língua francesa no projeto de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI/UNESP/FCL/Assis). Desenvolveu, ainda, pesquisa em nível de IC, com apoio CNPq (2018-2020) e FAPESP (2020-2021), em análise do discurso, a partir dos estudos do Círculo de Bakhtin. Interesses de pesquisa: educação, ensino de língua portuguesa, gramática e teorias discursivas.

Principais projetos

Brasil nas linhas da imprensa: diálogo e política em Folha de S.P. e Le Monde

Brasil nas linhas da imprensa: diálogo e política em Folha de S.P. e Le Monde

OLIVEIRA, Fábio Augusto Alves de

Pesquisa (Dissertação de Mestrado) - Apoio: CAPES

2021-2023

O período entre 2018 e 2020 foi tenso no Brasil, devido aos momentos saturados e polêmicos socialmente, como as eleições presidenciais, as urgências ambientais e a pandemia de Covid-19. Trata-se de um cenário social fundamental no Brasil, por ser um epicentro da vida política, principalmente 2018, pois foi ano eleitoral e de turbulência política. A imprensa, em um jogo de interesse, participou desse contexto, de diferentes maneiras. Ao focalizar esse panorama, o objetivo desta pesquisa é analisar o posicionamento que a imprensa nacional (de forma delimitada, o jornal Folha de S.P em seu formato digital) e a internacional (o jornal Le Monde, também em seu formato digital) fizeram, por meio de seus editoriais, sobre os processos envolvendo Luiz Inácio Lula da Silva. O estudo, de caráter qualitativo e bibliográfico, mobiliza os conceitos de cronotopo, enunciado e ideologia, pensados pelo Círculo de Bakhtin, a fim de compreender os posicionamentos desses canais por meio de seus editoriais. Os resultados revelam que os jornais se diferenciam pela formulação da crítica ao cenário e às figuras políticas brasileiras, especialmente Lula. O jornal brasileiro se concentra no valor democrático, aliado à regularidade e neutralidade da lei. Lula, assim, é condenado, inclusive pelo próprio jornal. Le Monde assume uma linha aberta à contradição e não insiste em condenar Lula, mas em criticar o sistema brasileiro, lido como decadente e corrupto. A justificativa da pesquisa é social, pois discute o jogo ideológico tenso entre política e jornalismo. Pensar a incidência desses editoriais, de maneira dialógica, contribui, de modo interdisciplinar, com os estudos da comunicação, da política e do discurso.

Os signos 'nação', 'ódio' e 'resistência': uma análise dialógica de posicionamentos políticos brasileiros

Os signos 'nação', 'ódio' e 'resistência': uma análise dialógica de posicionamentos políticos brasileiros

OLIVEIRA, Fábio Augusto Alves de.

Pesquisa (Iniciação CIentífica) - Apoio: FAPESP

2020-2021

Este projeto, cujo embasamento teórico-metodológico está calcado nos estudos bakhtinianos, volta-se a discursos veiculados nas redes sociais que refletem e refratam posicionamentos políticos, a partir dos signos ideológicos 'nação', 'ódio' e 'resistência'. O objetivo é compreender, por meio da análise desses três signos-chave, os embates oriundos de vozes sociais divergentes, no contexto da disputa política eleitoral de 2018 e início do recém governo federal, em 2019. Para tal, embasa-se nas noções de dialogia, signo ideológico, voz social, enunciado e translinguística. Os termos em questão são tomados como arena/discurso de digladiação de juízos de valor. Por meio deles, pretende-se discutir como os processos de significação e valoração são construídos e materializados na/pela linguagem. Os três signos tomados para análise circulam nas redes sociais, e o Facebook e o Instagram são as plataformas de onde foram retirados, em virtude do grande número de visualizações e compartilhamentos. A justificativa desta proposta é a relevância social de pensar sobre o quadro vivido e a contribuição teórica, uma vez que se propõe a refletir sobre fenômenos contemporâneos de linguagem e sobre sociedade, bem como compreender como o discurso político e suas formas de ressignificação surgem e tomam vida própria nas redes sociais e ultrapassam essa dimensão para, via ironia, sátira e outros processos discursivos, de certa forma, inferir na constituição de uma sociedade e de uma cultura inteira.

'Nação', 'ódio' e 'resistência': uma análise dialógica da política brasileira

'Nação', 'ódio' e 'resistência': uma análise dialógica da política brasileira

OLIVEIRA, Fábio Augusto Alves de.

Pesquisa (Iniciação Científica) - Apoio: CNPq (PIBIC)

2019-2020

Esta proposta, pautada nos estudos bakhtinianos, investigou a polarização discursiva em publicações de redes sociais a partir de três signos ideológicos: nação, ódio e resistência. O preceito teórico de signo/palavra e ideologia sustentaram, em especial, a pesquisa. A relevância foi a discussão de efervescência social e política no Brasil em 2018, por um viés discursivo.

Da dor de cotovelo à sofrência, da elegância à breguice, a canção: uma análise bakhtiniana verbivocovisual do amor em Lupicínio Rodrigues, Tom Jobim e Marília Mendonça

Da dor de cotovelo à sofrência, da elegância à breguice, a canção: uma análise bakhtiniana verbivocovisual do amor em Lupicínio Rodrigues, Tom Jobim e Marília Mendonça

OLIVEIRA, Fábio Augusto Alves de.

Pesquisa (Iniciação Científca) - Apoio: CNPq (PIBIC)

2018-2019

A proposta que aqui se apresenta teve como objetivo analisar a construção do amor na composição de Lupicínio Rodrigues, Tom Jobim e Marília Mendonça. Pautada na filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin, a pesquisa buscou discutir como autores distintos da canção brasileira se aproximam e se distanciam ao tratar de amor em suas respectivas produções. Resultados apontam para uma manutenção da "loucura" como expressão recorrente em estados de amor. A relação do sofrimento e do álcool ultrapassa décadas e se mantém ainda dinamizada e cultivada.

Corpos que se espelham: entre ana's, mia's e vik's, a gordofobia

Corpos que se espelham: entre ana's, mia's e vik's, a gordofobia

OLIVEIRA, Fábio Augusto Alves de.

Pesquisa (Iniciação Científica) - Apoio: CNPq (PIBIC)

2018-2018

O presente projeto teve por finalidade analisar o incentivo a corpos anoréxicos, bulímicos e vigoréxicos em revistas femininas de moda, beleza, saúde e bem-estar. O embasamento teórico-metodológico da pesquisa foi a filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin, especialmente sujeito, ideologia e diálogo.

bottom of page