Carolina Gomes Sant' ana
Aluna pesquisadora
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Doutoranda no Programa de Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr/UNESP) e desenvolve pesquisa na área da análise do discurso sob orientação da Profa. Dra. Luciane de Paula. Mestrr em Linguística e Língua Portuguesa pela FCLAr/UNESP. Graduada em Letras com habilitação em Português/ Alemão pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Campus de Assis (FCL/UNESP Assis). Participante do Grupo de Estudos Linguísticos (GED).
Principais projetos
Representação no cinema da luta Feminista por direitos: análise bakhtiniana de Revolução em Dagenham, As Sufragistas e Mulheres Divinas
SANT'ANA, Carolina Gomes.
Pesquisa (Dissertação de Mestrado) - Apoio: CAPES
2020-2022
Dissertação desenvolvida para a obtenção do titulo de Mestre em Linguística e Língua portuguesa. O texto utiliza três filmes contemporâneos [Revolução em Dagenham (2010), As Sufragistas (2015), e Mulheres Divinas (2016)] para analisar como a mídia contemporânea apresenta mulheres politicamente engajadas e que passam a fazer parte do movimento feminista na luta por direitos para mulheres. A pesquisa é embasada pelos estudos do Círculo de Bakhtin, usando principalmente os conceitos de ideologia, dialogia, voz social, superestrutura e base e embate de forças.
Que horas ela volta?: mulheres-raça-classe em diálogo
SANT'ANA, Carolina Gomes.
pesquisa (Tese de Doutorado) - Apoio: CAPES
2023-2027 (em andamento)
A linguagem do GED - Grupo de Estudos Discursivos: inovação e desenvolvimento tecnológico, divulgação e popularização da ciência
PAULA, Luciane de.
Inovação e desenvolvimento
2023-atual (em andamento)
Este projeto propõe congregar pesquisas individuais e estabelecer redes entre grupos, de modo institucional, em âmbito nacional e internacional, por meio do GED - Grupo de Estudos Discursivos; assim como pretende desenvolver estratégias discursivas de inovação e desenvolvimento tecnológicos, espaços de divulgação e popularização da ciência, tendo as redes sociais (Youtube, Instagram, Twitter, Facebook, Spotify, LinkedIn e TikTok) integradas no site do GED, com espaço para debate (em fóruns de discussão), organização de eventos, área de trabalho e divulgação de pesquisas e práticas de ensino e de extensão em desenvolvimento, com sugestões de produções e ações sociais. A construção de uma modalização do site do GED pretende servir como modo de ilustrar como capitanear engajamento sociocultural e educacional por meio de um centro de atividades de inovação de linguagens do fazer científico, em especial, discursivos. O objetivo central é socializar e construir saberes coletivamente, com ênfase em enunciados multimodais. Os intuitos específicos se voltam às produções de maneira mais acessível e horizontalizada e à conscientização da função primordial da Universidade: refletir sobre e contribuir com as necessidades sociais da comunidade, em âmbito global (com respeito às singularidades local, regional, estadual, nacional e internacional). A relevância diz respeito à e os resultados esperados pretendem integrar academia(s) e sociedade(s).