Bénédicte Vauthier é professora catedrática de literatura espanhola na Universidade de Berna, na Suiça, e diretora do Instituto de Língua e literaturas hispânicas, desde 2011. Ela é pesquisadora da Fundação Alexander von Humboldt (2005) e tem a sua investigação centrada na literatura espanhola contemporânea (XX-XXI), na teoria da literatura e no estudo e edição de manuscritos e textos de literatura espanhola contemporânea. Entre 2009 e 2016, ela co-dirigiu dois seminários anuais de crítica genética no Instituto de Textos e Manuscritos Modernos (IITEM /París). Esta linha de investigação a tem levado a participar de seminários em vários Programas de Doutorado (em Granada, Santiago de Compostela, Valladolid, Pavia e Univ. La Plata, por exemplo). Vauthier já se voltou aos estudos bakhtinianos, co-organizando um número de da revista Slavicca Occitania, na França, sobre os estudos filológicos voltados aos Manuscritos do Círculo. Atualmente, ela coordena o projeto "Literatura problemática. Problemática sociodiscursiva de textos em prosa da Modernidade espanhola", apoiado Fundo Nacional Suíço para Pesquisa Científica (Processo número: FNS/ SNF 100012_188957).
Principais projetos
Littérature problématique. Problématique sociodiscursive de textes en prose de la Modernité espagnole [Literatura problemática. Problemática sociodiscursiva de textos modernos na prosa da Modernidade espanhola]
VAUTHIER, Bénédicte.
Pesquisa
2020-2024 (em andamento)
Este projeto se situa na encruzilhada das ciências humanas e sociais (história, pensamento espanhol) e das ciências da linguagem (análise do discurso). Propomos analisar e estudar numa perspectiva sociodiscursiva um problema multifacetado e transversal constitutivo da modernidade literária: o engajamento na literatura. Este problema engloba uma série de oposições estéticas que estão na base do cânone da Modernidade: história/romance, anti/mimeis, prosa/poesia, narrativa/lírica, romance/conto, moderno/antimoderno. Composto por textos em prosa que interagem e formam um subconjunto discursivo (gêneros autorais), o corpus abrange pouco mais de um século (1902-2008) (Modernidade Literária em prosa) e insere-se num quadro histórico e historiográfico mais amplo (1808-2019) (História moderna e regime moderno de historicidade). Dentro deste corpus, foram delimitados dois grupos representativos, um de natureza literária (baseado na obra de Benjamín Jarnés) e o outro de natureza ensaística (baseado em obras de José Ortega y Gasset, José Díaz Fernández e Guillermo de Torre). Os objetivos e resultados que propomos são: 1º propor uma interpretação inovadora do duplo corpus que serve como botão de amostra; 2º ampliar a análise para a Modernidade literária espanhola; 3º lançar as bases para uma poética histórico-social da criação verbal e propor uma revisão sócio-discursiva das categorias canônicas que fundamentam a articulação das histórias/teorias da literatura. A contribuição se volta a uma reflexão epistemológica sobre a estruturação do campo literário.
A linguagem do GED - Grupo de Estudos Discursivos: inovação e desenvolvimento tecnológico, divulgação e popularização da ciência
PAULA, Luciane de.
Inovação e desenvolvimento
2023-atual (em andamento)
Este projeto propõe congregar pesquisas individuais e estabelecer redes entre grupos, de modo institucional, em âmbito nacional e internacional, por meio do GED - Grupo de Estudos Discursivos; assim como pretende desenvolver estratégias discursivas de inovação e desenvolvimento tecnológicos, espaços de divulgação e popularização da ciência, tendo as redes sociais (Youtube, Instagram, Twitter, Facebook, Spotify, LinkedIn e TikTok) integradas no site do GED, com espaço para debate (em fóruns de discussão), organização de eventos, área de trabalho e divulgação de pesquisas e práticas de ensino e de extensão em desenvolvimento, com sugestões de produções e ações sociais. A construção de uma modalização do site do GED pretende servir como modo de ilustrar como capitanear engajamento sociocultural e educacional por meio de um centro de atividades de inovação de linguagens do fazer científico, em especial, discursivos. O objetivo central é socializar e construir saberes coletivamente, com ênfase em enunciados multimodais. Os intuitos específicos se voltam às produções de maneira mais acessível e horizontalizada e à conscientização da função primordial da Universidade: refletir sobre e contribuir com as necessidades sociais da comunidade, em âmbito global (com respeito às singularidades local, regional, estadual, nacional e internacional). A relevância diz respeito à e os resultados esperados pretendem integrar academia(s) e sociedade(s).