top of page

Bárbara Melissa Santana

Pesquisa Concluída

Doutora e Mestra em Linguística e Língua Portuguesa pelo Programa de Pós Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Unesp Araraquara. Desenvolveu seus trabalhos acadêmicos sob a orientação da Profa. Dra. Luciane de Paula, com período de estágio doutoral na Queen Mary University of London, sob a coorientação do Prof. Dr. Galin Tihanov (2018- 2019). É Licenciada em Letras - Português e Francês (2015) pela Unesp Assis. Em seu percurso docente, atuou como professora bolsista do curso de Relações Públicas (2018), vinculada ao Departamento de Ciências Humanas da Unesp Bauru e, atualmente, atua como Professora de Língua Portuguesa no Município de Dois Córregos e no Colégio Tyto Barra Bonita. Anteriormente, atuou como membro do GED - Grupo de Estudos Discursivos (2011 - 2020). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise Dialógica do Discurso e trabalhou com o Círculo de Bakhtin e a Filosofia de linguagem

Principais projetos

A trilogia Cinquenta Tons: Análise discursiva de um fenômeno transmidiático

A trilogia Cinquenta Tons: Análise discursiva de um fenômeno transmidiático

SANTANA, Bárbara Melissa.

Pesquisa (Tese de Doutorado) - Apoio: CAPES

2017-2022

Este trabalho é voltado à análise discursiva de enunciados postados na seção de comentários na plataforma de vídeos Youtube, em específico, no canal oficial de divulgação da trilogia Cinquenta Tons no Brasil, o Universal Pictures Brasil. Nosso objetivo é analisar dialogicamente as imagens de gêneros masculino e feminino reverberadas nos comentários do público em resposta à trilogia Cinquenta Tons, levando em consideração a relação dialético-dialógica entre essas imagens e a sociedade contemporânea. Ao partirmos da análise das falas cotidianas, temos como propósito analisar o universo da cultura que as contextualiza. A análise desse universo contextual é feita a partir da retomada histórica dos romances sentimentais e pudemos compreender que a trilogia Cinquenta Tons é um enunciado respondente, que repete imagens de gênero cristalizadas e também provoca a repetição de tais imagens. Para chegar a essa conclusão, retomamos a trajetória dos paperback romances e da fórmula que embasa o enredo dessas narrativas. O percurso de pesquisa nos mostra que os comentários respondem não apenas aos livros, aos filmes ou aos trailers da trilogia, mas também à cadeia de enunciados aos quais a própria trilogia responde e, além desses, a outros enunciados, mesmo que provenientes de outros campos da atuação humana. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e analítica, com base na episteme bakhtiniana. Há também o uso de referencial teórico da Literatura, como Thurston (1987) e Snitow (1983) e dos Estudos de Gênero, como Beauvoir (2009), Butler e Tiburi (2019).

La Majorité Opprimée: ironia e inversão na crítica a imagens de feminino e masculino

La Majorité Opprimée: ironia e inversão na crítica a imagens de feminino e masculino

SANTANA, Bárbara Melissa.

Pesquisa (Dissertação de Mestrado) - Apoio: FAPESP

2015-2017

Este trabalho se volta à análise discursiva do curta metragem francês La Majorité Opprimée, dirigido por Eleonore Pourriat e lançado da rede social Youtube em 2010. A obra selecionada como corpus desta pesquisa explora as relações entre os gêneros masculino e feminino a partir da inversão das performances de gêneros na sociedade contemporânea. A inversão que embasa a narrativa critica e ironiza a desigualdade de gêneros naturalizada nessas relações no mundo contemporâneo, em específico, a sociedade francesa do século XXI. Ao destacar a inversão e a ironia da obra como objetos de análise, nos aprofundamos no estudo dos estereótipos de feminilidade e masculinidade representados em La Majorité Opprimée, bem como nos voltamos à análise da crítica ao patriarcado que é feita no curta a partir da inversão das performances de gênero. O aprofundamento dessas questões leva em consideração a constituição histórica dos gêneros masculino e feminino, que se articula, ao longo do texto, com a contextualização dos sujeitos masculino e feminino sob um olhar cultural ao longo da história. O trabalho se fundamenta nas materialidades verbivocovisuais que compõem o enunciado em questão, com base teórica nos estudos do Círculo de Bakhtin sobre enunciado, signo ideológico, sujeito, dialogia e gênero discursivo, além de ter como referência escritos de Judith Butler e Simone de Beauvoir. A partir do arcabouço teórico bakhtiniano, olhamos para os sujeitos semiotizados na obra como representações dos sujeitos feminino e masculino do mundo contemporâneo e os entendemos como construções sociais e históricas, aspecto que se constitui como fio condutor do trabalho.

Ecologicamente ideológico: a ideologia da sustentabilidade nos discursos da Natura

Ecologicamente ideológico: a ideologia da sustentabilidade nos discursos da Natura

SANTANA, Bárbara Melissa.

Pesquisa (Iniciação Científica) - Apoio: FAPESP

2012-2014

Este projeto propõe refletir sobre a temática da sustentabilidade como um artifício relacionado a uma estratégia de persuasão dos sujeitos (eu - marca/Natura / outro - consumidores e leitores, respectivamente) e destaca a contradição inerente ao discurso "ecologicamente correto", problemática existente no discurso da empresa de cosméticos Natura. Com o objetivo de analisar a trama que compõe o cenário em que se calca o aspecto ideológico de tal discurso e refletir acerca do discurso "verde" das campanhas publicitárias que compõem o corpus deste projeto, propõe-se, aqui, a efetuar tal pesquisa a partir dos estudos do Círculo de Bakhtin, mediante os conceitos de signo ideológico, gênero e discurso.

bottom of page